A importância da iluminação no design de interiores

Sem luz adequada, a arquitetura interna não pode ser experimentada ao máximo. O uso profissional da luz é crucial e também interdependente de outras áreas do design de interiores, como a paleta de cores, o tamanho dos ambientes, as opções de tecido e seleção de móveis. Qualquer sala pode ser beneficiada pela harmonia e fluidez do design, somente quando esses elementos se juntam harmonicamente.
Nada faz um cômodo parecer mais antiquado e sem vida quanto um planejamento de iluminação deficiente. Em outras palavras, um projeto de iluminação pode remodelar e desenvolver a atmosfera do jeito que você gosta e necessita. A iluminação nos projetos de interiores não significa atrair atenção para as luminárias, mas destacar o que você quer mostrar e criar a ambientação correta.

A iluminação cômodo por cômodo

Para além dos tipos de iluminação, um bom projeto de iluminação de interiores também se preocupa com mais alguns componentes relacionados à luz, como gerenciamento de cores, iluminação direcional, funcionalidade e o tamanho do espaço para obter a melhor saída de iluminação.  A iluminação é o componente mais importante no design de interiores e nunca deve ser negligenciado — por isso, é melhor contratar um bom designer de interiores, se você não tiver certeza sobre como criar uma iluminação eficiente e bonita. Um designer pode criar um planejamento de luz que aumenta o brilho de um espaço e cria a atmosfera ideal para cada espaço.

A seguir, compartilhamos algumas dicas para iluminar cada cômodo da sua casa.

Sala de jantar e sua importância na iluminação

Na sala de jantar, a iluminação deve ser sutil, mas cintilante. Se for muito claro, você não criará a atmosfera correta, se estiver muito escuro, você não poderá ver o que está comendo! Luzes com interruptores dimmer são essenciais para que você possa alterar o ambiente conforme a necessidade.

Uma luminária difusa, como um lustre, funciona muito bem em salas de jantar ao lado de arandelas de parede que ajudam a criar uma atmosfera adicional.

Iluminação Sala de Estar

É vital obter o projeto correto de iluminação na sala de estar. Usando uma combinação de luminárias com diferentes intensidades de brilho, você pode criar uma agradável sensação de calor e aconchego na sala de estar. Além disso, certifique-se de permitir a leitura e o estudo com a iluminação direta de lâmpadas de baixo brilho em determinadas áreas da sala de estar.

O uso de um painel luminoso pode agregar muito para esse ambiente, especialmente por contar com a possibilidade de personalização com impressão de imagens, texturas e formas.

Iluminação Cozinha

Do funcional ao decorativo: as novas tendências em iluminação para cozinha

Equilibrar a necessidade de um espaço bem iluminado para preparar e cozinhar alimentos com o desejo de uma iluminação acolhedora na sala de jantar não é uma tarefa fácil. Uma luz decorativa acima da mesa de jantar cria uma atmosfera mais íntima, enquanto as luzes LED incorporadas aos armários da cozinha fornecem iluminação perfeita para o espaço de trabalho.

As soluções de iluminação, como a luminária LED 3002 de montagem embutida, da Häfele, são a escolha certa, visto a sua baixa emissão de calor, alta intensidade de luz, cor de luz natural e longa vida útil. Instaladas em linhas ou tiras, ou como holofotes individuais, iluminam bancadas, prateleiras, vitrines e armários de cozinha. Até mesmo as dobradiças de móveis, gavetas e torneiras misturadoras estão disponíveis com opções de iluminação LED embutidas.

Iluminação Quarto

A iluminação dos quartos é uma das mais importantes e negligenciadas. A iluminação indireta é a mais indicada para esse cômodo.

A iluminação deste quarto tem bons pontos positivos: 1) Os abajures direcionáveis são mais versáteis que os fixos, proporcionam iluminação boa para ler e luz difusa, que não irrita seus olhos. 2) A iluminação indireta na parede da cabeceira é suave e cria um clima acolhedor. 3) O rasgo no teto ilumina o caminho tbém de uma forma suave. 4) Não há luz incidindo sobre a TV.